O sábado de qualificação para a McLaren terminou agridoce para a equipe. Lando Norris, que está na luta pelo campeonato mundial contra Max Verstappen, teve que abortar sua volta rápida no Q1 e finalizou o treino em apenas P17.
Por outro lado, Oscar Piastri passou para o Q3 com um desempenho forte, garantindo o 2º lugar no grid para o GP do Azerbaijão, atrás apenas de Charles Leclerc, que conquistou a pole position.
A equipe está otimista quanto às oportunidades de recuperação na corrida, mesmo com as dificuldades enfrentadas por Norris.
Oscar Piastri:
“Estou feliz por começar em P2. Este circuito recompensa o comprometimento, e na última volta eu sabia que tinha muito menos a perder, então estava tentando maximizar o potencial do carro para tirar o máximo proveito dele, e acho que consegui. Fiquei um pouco mais perto das paredes do que eu gostaria, mas estou muito feliz com minha performance no Q3. Podemos ser muito otimistas com a posição em que estamos. Nosso ritmo está bom – mas aquela Ferrari também não é lenta, então deve ser uma corrida muito emocionante. Estou ansioso para ver o que podemos fazer amanhã.”
Lando Norris:
“É frustrante ser eliminado na Qualificação no Q1, mas não havia nada que eu pudesse fazer. Fui mostrado uma bandeira amarela e diminui a velocidade, o que acabou com minhas chances de fazer uma volta. Até então, o ritmo parecia bom e não teríamos problema para entrar no Q2. Frustrante, mas agora olhamos para amanhã e vemos onde podemos maximizar o resultado. Este não é o circuito mais fácil para ultrapassagens, mas oportunidades costumam surgir em Baku. Vamos trabalhar duro esta noite e ver o que podemos fazer amanhã.”
Andrea Stella, chefe de equipe:
“Foi uma qualificação mista para nós aqui em Baku. No lado do Lando, ele foi infeliz por não conseguir fazer sua segunda volta devido a uma bandeira amarela inesperada causada por um carro lento na saída da Curva 16. Antes disso, seu ritmo parecia próximo ao de Oscar, que avançou confortavelmente para o Q2 com o P3. Um resultado frustrante, mas o Circuito da Cidade de Baku costuma oferecer oportunidades ao longo da corrida, então trabalharemos esta noite para garantir que estamos em condição de maximizar nosso resultado e marcar pontos valiosos amanhã”.
“No lado do Oscar, conseguimos extrair o potencial do carro e garantir uma posição na primeira fila para amanhã. É uma performance muito forte de Oscar estar em P2 neste circuito, atrás apenas de Charles Leclerc, que já tem algumas poles neste circuito. Isso demonstra a força e maturidade de Oscar e nos oferece uma boa chance de lutar por um resultado importante amanhã, quando várias equipes podem estar na disputa pela vitória.”