Oscar Piastri viveu um fim de semana complicado no GP do México de Fórmula 1, onde ficou seis décimos atrás do companheiro de equipe e rival pelo título, Lando Norris, na sessão de classificação. A diferença, considerada a maior entre companheiros de equipe em todo o grid, chamou a atenção e levantou questionamentos sobre o momento do australiano.
Jolyon Palmer, ex-piloto de F1 e atual comentarista, analisou no podcast F1 Nation o desempenho de Piastri, destacando a disparidade entre os dois pilotos da McLaren.
“Acho que foi um final de semana difícil. Quando você está seis décimos atrás do seu companheiro de equipe no México, não importa o que fez no ano anterior, é a maior diferença entre companheiros de equipe em toda a Fórmula 1, e vocês ainda estão disputando o título”, afirmou Palmer.
O comentarista também apontou que, apesar da recuperação até o quinto lugar na corrida, o resultado foi influenciado por circunstâncias externas.
“Lando venceu com folga, praticamente controlando toda a corrida. Oscar terminou em quinto, mas ganhou posições com a penalidade de (Lewis) Hamilton e o pit stop lento de (Kimi) Antonelli. Ele ainda fez uma boa ultrapassagem sobre (George) Russell, mas terminou atrás de Ollie (Oiver Bearman). Foi um salvamento, o melhor possível num dia ruim, mas o desempenho em si é motivo de preocupação”, acrescentou.

Piastri, que liderava o campeonato, agora está um ponto atrás de Norris na classificação. Diante das especulações sobre uma possível falha técnica no México, o chefe da McLaren, Andrea Stella, descartou completamente essa hipótese: “Toda a evidência, cada dado e cada medição indireta que temos indicam que não há problema algum no carro. Não temos motivo para suspeitar que esse seja o caso”, encerrou Stella.
Com o campeonato entrando em sua reta final, o australiano precisará reagir rapidamente para se manter na briga pelo título e recuperar a forma que o colocou entre os principais nomes da temporada 2025.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
