Lewis Hamilton deu as boas-vindas à decisão da FIA de investigar o ato de cruzar uma pista a pé, algo que ele fez durante o GP do Catar há duas semanas. No incidente, o piloto da Mercedes tentou ultrapassar seu companheiro de equipe George Russell na primeira curva, mas acabou sendo jogado para fora da pista e, posteriormente, se retirou da corrida.
Embora Hamilton tenha aceitado a culpa pelo incidente com Russell e tenha escapado de qualquer punição por parte dos comissários, ele foi chamado para discutir um assunto separado. Na tentativa de retornar aos boxes, o piloto atravessou a pista enquanto ela ainda estava ativa, em vez de buscar a saída de escape mais próxima para ser conduzido com segurança de volta ao paddock.
“Ao me sentar na sala com os comissários, obviamente levantei as mãos. No calor do momento, foi a decisão errada [atravessar a pista]”, disse Hamilton aos jornalistas, incluindo RacingNews365.
A FIA, preocupada com a impressão que as ações de Hamilton poderiam criar nos pilotos mais jovens, decidiu revisitar o caso. Originalmente, Hamilton foi multado em €50.000, dos quais €25.000 estão suspensos por 12 meses.
“O que é importante é enviar a mensagem certa, especialmente para os pilotos mais jovens, que isso não é o que se deve fazer”, afirmou Hamilton. “Eu pedi desculpas na época, e acho que eles estão apenas procurando como garantir que isso não aconteça no futuro.”
O heptacampeão mundial está apoiando a iniciativa da FIA, destacando a necessidade de educar as gerações futuras sobre os perigos potenciais de tal comportamento em uma pista ao vivo.
O episódio serve como um lembrete contundente de que até mesmo os pilotos mais experientes podem tomar decisões erradas em momentos críticos, e como tal comportamento pode ter repercussões mais amplas, influenciando pilotos mais jovens e menos experientes.
Com a FIA reabrindo o caso, há uma clara tentativa de não apenas penalizar, mas também educar, tanto Hamilton quanto a comunidade de corrida mais ampla, sobre as melhores práticas de segurança na pista.
Esta investigação provavelmente terá um impacto significativo sobre como futuros incidentes deste tipo serão tratados, e pode servir como um ponto de referência para o estabelecimento de diretrizes mais claras sobre o que constitui comportamento seguro e aceitável durante as corridas.