Charles Leclerc, piloto da Ferrari, manifestou um sentimento de maior confiança ao volante do carro de Fórmula 1 de 2023, o SF-23, mas alerta que passos maiores em desempenho são esperados apenas para a próxima temporada. Após um desafio inconsistente ao longo do segundo semestre de 2022, a Ferrari entrou em 2023 com a esperança de construir uma disputa contínua pelo título da F1.
Contudo, a campanha da marca italiana foi prejudicada por um carro SF-23 inconsistente, com o qual tanto Leclerc quanto seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, enfrentaram dificuldades. A mudança de direção em termos de configuração permitiu a Sainz conquistar a pole position em Monza e em Singapura, onde ele transformou a posição de largada em uma vitória na corrida.
Leclerc detalhou as lutas que enfrentou com o carro de 2023 da Ferrari, admitindo que não conseguiu ajustar o oversteer com o qual se destacou em 2022. Desde então, no entanto, o piloto monegasco tem medido forças com Sainz, superando o espanhol em todas as últimas quatro classificações, incluindo a pole position no México no último fim de semana.
Explicando as mudanças para adaptar o carro atual ao seu estilo de pilotagem, Leclerc disse: “É um pequeno passo na direção certa, acho que temos que esperar pelo próximo ano para dar um passo maior. Estamos falando de mudanças maiores, mas é um pequeno passo na direção certa, que basicamente me permite me sentir mais à vontade com o carro.”
Leclerc destacou que, mesmo com um desempenho notável no GP dos EUA, onde foi desclassificado por uma infração técnica, ele saiu sem pontos. “É difícil de aceitar, mas o lado bom é que temos a prova de que estou me sentindo mais confortável nas últimas corridas e que estamos avançando na direção certa e conseguimos me fazer sentir mais confortável com isso.”
A Ferrari já anunciou que seguirá adiante com os planos de montar um carro “completamente novo” em 2024 para remover os defeitos “cristalinos” do conceito atual. No entanto, Leclerc insiste que o progresso feito ao longo desta temporada o encorajou de que a equipe de Maranello está se movendo na direção certa para competir no topo.
Questionado se a melhoria da Ferrari nesta temporada lhe deu confiança de que o carro do próximo ano será um avanço, Leclerc respondeu: “Sim, definitivamente, porque o que estou dizendo não é baseado apenas em como me sinto confortável no carro, mas também na competitividade geral do pacote e onde estamos comparados aos nossos principais concorrentes. O trabalho feito, especialmente na segunda parte da temporada, confirma que essa é a direção a seguir.”