F1: Lawson testará RB20 em Silverstone após GP da Inglaterra

Liam Lawson irá pilotar um carro de F1 no Circuito de Silverstone na terça-feira após o Grande Prêmio da Inglaterra. O piloto júnior da Red Bull completará um teste no carro RB20 atual de Max Verstappen. As novas regras deste ano agora permitem que um piloto cubra 200 quilômetros durante um dia de teste, o que significa que Lawson terá bastante tempo para causar uma boa impressão.

Lawson, que fez sua estreia na F1 no Grande Prêmio da Holanda do ano passado, é frequentemente associado ao assento de Daniel Ricciardo na Red Bull. Ao mesmo tempo, Lawson também está despertando interesse na Audi, tendo já contratado Nico Hulkenberg. No entanto, o alvo principal da Audi é Carlos Sainz, que ainda não tomou uma decisão final sobre seu futuro, mantendo Lawson na disputa por um assento dentro da família Red Bull.

O teste marca uma pequena oportunidade para Lawson provar seu valor mais uma vez. Apesar de ser apenas um dia de teste, o talento de 22 anos terá a chance de se mostrar para Christian Horner e Helmut Marko. A saída lembra o teste que Ricciardo fez no ano passado após o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Aquele teste correu tão bem que o australiano foi imediatamente promovido para assumir o assento de Nyck de Vries na AlphaTauri.

No entanto, uma repetição desse cenário não parece estar nos planos. Ricciardo parece certo de que permanecerá intacto pelo menos até o Grande Prêmio da Bélgica. Até Spa, o australiano deve mostrar que pode competir com o companheiro de equipe Yuki Tsunoda, se ele tiver sucesso, é provável que também seja permitido terminar o resto da temporada na RB

Se Lawson causar uma forte impressão no dia de teste, no entanto, a pressão aumentará para oferecer ao piloto neozelandês um contrato para 2025. Por exemplo, diz-se que Lawson tem uma cláusula que lhe permite deixar a família Red Bull no final da temporada e, se não lhe for oferecido um assento até setembro, ele está livre para conversar com outras equipes. Isso então abriria o caminho para Lawson se juntar à Audi, desde que eles não cheguem a um acordo com Sainz.