O GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 foi um misto de emoções para a equipe Mercedes. Lewis Hamilton, que inicialmente terminou em segundo, foi posteriormente desclassificado, enquanto George Russell, que cruzou a linha em sétimo, foi promovido para quinto lugar.
Hamilton e Russell tiveram largadas complicadas, com ambos perdendo posições. “O início da corrida realmente me custou hoje”, admitiu George Russell. Hamilton também não poupou autocríticas: “Ainda não tivemos um desempenho ótimo hoje”.
No decorrer da corrida, Hamilton conseguiu recuperar posições, chegando a ficar em segundo lugar atrás de Lando Norris. No entanto, a primeira rodada de pit stops, desencadeada por Max Verstappen, trouxe uma mudança de estratégia que afetou ambos os pilotos da Mercedes.
A desclassificação de Hamilton veio como resultado de inspeções pós-corrida que mostraram níveis inaceitáveis de desgaste na tábua de deslizamento (plank) de seu carro. “Outros acertaram onde nós erramos, e não há margem para erro nas regras”, afirmou Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes.
Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista, falou sobre as complexidades trazidas pelo formato de sprint e a pista esburacada do Circuito das Américas, que contribuíram para o desgaste irregular.
Apesar dos contratempos, o ânimo na equipe não parece abalado. “É uma daquelas experiências de ‘não é como você cai, é como você se levanta’. Eu vim aqui para lutar forte e estou realmente feliz com o meu desempenho”, disse Hamilton.
George Russell também encontrou motivos para ser otimista. “O carro melhorou. Estamos totalmente focados em 2024, mas os próximos finais de semana devem ser mais favoráveis para nós”, disse ele.
Toto Wolff também viu o lado positivo. “A atualização parece ter tornado o carro mais equilibrado em áreas de curvas rápidas, o que é um bom sinal”, comentou.
Com os títulos de 2023 já decididos, a Mercedes parece determinada a usar as corridas restantes como uma oportunidade para testar e refinar suas atualizações, enquanto se prepara para a próxima temporada.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon