A FIA anunciou que vai criar um novo Departamento de Oficiais. O propósito é de produzir um maior número de fiscais que estejam qualificados e que se encaixem para trabalhar em corridas.
O novo departamento vai começar a operar a partir da temporada 2025 e terá a supervisão do italiano Matteo Perini. O principal objetivo será de “apoiar o recrutamento de talentos da arbitragem, empoderar oficiais em níveis regionais, melhorar a eficiência, e ser um processo de cooperação coeso”.
Portanto, é esperado que a estrutura ajude o corpo governamental a entender onde é o melhor lugar para dar apoio – atualmente, há 300 mil formais oficiais, fiscais e voluntários em eventos ao redor do mundo.
“Nosso esporte não existiria sem a dedicação de nossos oficiais, que estão comprometidos em garantir que todos os níveis de competição de automobilismo ocorram de forma segura, justa e regulamentada”, explicou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
“Este novo departamento garantirá maior eficiência em suas nomeações, nos permitirá descobrir e nutrir talentos de oficiais e fornecerá uma abordagem centralizada para sua gestão. Estou muito feliz em ver oficiais da FIA cada vez mais vindos de diferentes origens, com os participantes recentes do programa Regional Stewards representando isso por meio de 42% de presença feminina e uma idade média de 37,5 anos”, concluiu.