A Ferrari se prepara para disputar seu primeiro GP em casa na temporada, em Ímola no próximo final de semana, mas o momento da equipe não inspira muito otimismo. Segundo Rob Smedley, ex-engenheiro de corrida da Ferrari, o SF-25 simplesmente não se adapta ao estilo de pilotagem de Lewis Hamilton, o que compromete suas chances de brigar pelo título na temporada 2025 da Fórmula 1.
Em participação no podcast F1 Nation, Smedley foi direto ao avaliar o cenário atual: “O carro não é fácil de pilotar, e certamente não combina com o estilo de Lewis.” O britânico ainda afirmou que Charles Leclerc consegue extrair mais desempenho do SF-25 em voltas rápidas, principalmente quando é exigida uma traseira estável em alta velocidade.
Hamilton venceu a corrida Sprint em Xangai e foi terceiro colocado na Sprint em Miami. Fora isso, a Ferrari teve apenas outro pódio na temporada, dessa vez com Leclerc em P3 no GP da Arábia Saudita. Para Smedley, esses resultados pontuais não mascaram o principal problema da equipe.
“Já vimos no passado que, se Lewis não tem uma traseira do carro firme em alta velocidade para se apoiar, e o carro fica um pouco instável, ele não consegue extrair o melhor. Isso faz parte do estilo dele”, explicou o engenheiro, que trabalhou na Ferrari entre 2004 e 2014.
Por fim, Smedley apontou que o déficit da equipe não se resume a um único ponto. “Acho que é uma falta geral de performance. São margens muito pequenas, e não vai haver uma única coisa que eles possam fazer para mudar isso no carro”, completou.
