A punição a Max Verstappen no GP do Catar da F1 ainda tem rendido alguns debates. Jenson Button, campeão de 2009, se mostrou crítico à decisão de o competidor ter perdido uma posição do grid de largada em Lusail.
O titular da Red Bull havia conquistado a pole-position para a prova do último final de semana – sua primeira desde o GP da Áustria. Entretanto, após uma queixa de George Russell, a direção de prova aplicou a penalização ao tetracampeão por andar desnecessariamente lento durante a classificação.
Mesmo com a sanção, entretanto, Max garantiu a vitória da prova, sua nona da temporada, enquanto o britânico da Mercedes cruzou a linha de chegada apenas na quarta posição.
Pelo episódio da punição, onde a FIA recebeu uma enxurrada de críticas, Button foi um dos que engrossou o discurso. “O problema, para mim, é que tinha Fernando Alonso em sua frente andando exatamente na mesma velocidade”, disse na Sky Sports F1.
“Não é como se Max foi ‘quer saber? Vou colocar algumas âncoras e pisar no freio no meio de uma curva de alta velocidade. Ele tinha a mesma distância do carro em sua frente durante as curvas 12, 13”, continuou.
“Ainda me deixa chocado que teve uma punição, realmente. Parecia que deveria ter sido igual a todos os outros. Tivemos isso na classificação da Sprint também”, encerrou.