Valtteri Bottas afirmou que não está disposto a esperar indefinidamente sobre seu futuro na F1, enquanto busca uma maneira de permanecer no grid em 2025. Bottas tem sido associado a possíveis mudanças antes da transição da Sauber para a Audi, embora o Campeão Mundial de 1997, Jacques Villeneuve, acredite que o piloto finlandês pode estar entre os candidatos a substituir Lewis Hamilton na Mercedes na próxima temporada.
Villeneuve disse à Sky F1 no Canadá que tem a “sensação” de que Bottas pode retornar à equipe com a qual passou cinco temporadas, com o chefe de equipe Toto Wolff preparando o jovem Andrea Kimi Antonelli para um futuro na Fórmula 1.
“Acho que Bottas vai para a Mercedes,” disse Villeneuve. “Eles querem um piloto por um ano. Então, quem eles escolhem? Eles escolhem um piloto que aceitaria um contrato de um ano, conhece a equipe, tem experiência e prepara o assento para Antonelli, e então Toto terá que pagar uma equipe para colocar Antonelli em algum lugar por um ano.”
Nenhuma decisão foi tomada sobre a formação de pilotos da Mercedes para 2025, embora Wolff tenha reconhecido que o estreante adolescente da Fórmula 2, Antonelli, eventualmente fará parte do futuro da equipe. Falando recentemente sobre seu próprio futuro, Bottas está buscando garantir seu lugar na Fórmula 1 além do final da temporada, com o finlandês atualmente no último ano de seu contrato com a Sauber.
A equipe já assinou com Nico Hulkenberg para um contrato de vários anos quando eles fizerem a transição para a Audi em 2026, mas o outro assento ainda está disponível. Com o fabricante adotando uma postura de espera no mercado de pilotos, o vencedor de 10 Grandes Prêmios afirmou que não pode se dar ao luxo de fazer o mesmo, embora permanecer onde está ainda seja uma opção.
“Sinto que, no momento, eles provavelmente querem muitas mudanças na equipe,” Bottas disse a repórteres no Canadá sobre a situação atual que enfrenta na Sauber durante a transição para a Audi.
“Mesma coisa com a formação de pilotos. Essa é a minha leitura da situação, mas eles estão dispostos a esperar por um longo tempo – mas eu não posso esperar para sempre. Então, esta equipe é definitivamente ainda uma opção, mas não acho que tenho tempo para esperar por muito tempo, por isso quero acelerar as coisas,”
“Mas, é claro, pessoalmente, pelo que me foi comunicado nos últimos 12 meses ou mais, eu sempre faria parte do projeto, mas as coisas têm estado um pouco mais quietas ultimamente. Então, é por isso que preciso tentar ler a situação e fazer meu movimento,” disse ele.
Com as vagas começando a ser preenchidas, embora ainda existam opções para o finlandês, sua urgência é resultado do mercado estar se movimentando muito mais cedo do que o habitual desta vez. Ele ainda está tranquilo sobre suas perspectivas para o próximo ano, insinuando que as próximas semanas devem ser “interessantes” para ele.
“Estou confiante de que vou conseguir um assento, mas, obviamente, neste esporte nada é confirmado, então nunca é 100% certo até você assinar. Pelo menos, como vejo a situação no momento, não estou preocupado. Mas devem ser semanas interessantes pela frente, com certeza,” acrescentou.
“É algo a que você se acostuma, obviamente, é um sentimento muito mais confortável saber o que está acontecendo, mas ao mesmo tempo, é meio excitante, um certo elemento de incertezas. Pode haver algo novo e emocionante a caminho. Isso é meio agradável. Mas (eu) só preciso viver com a situação,” finalizou.