O Brasil volta a ter um representante na Fórmula 1 em 2025 com Gabriel Bortoleto. Quando o piloto da Sauber entrar na pista para o GP da Austrália, ele encerrará um período de sete temporadas sem um brasileiro disputando um campeonato completo na categoria. Ciente da grande expectativa ao seu redor, o jovem de 20 anos destacou o apoio da torcida nacional e elogiou a paciência dos fãs, que compreendem o desafio de correr por uma equipe que deve brigar na parte de trás do grid.
Bortoleto conquistou sua vaga na F1 com um desempenho impressionante nas categorias de base, conquistando os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2 em sequência — repetindo um feito alcançado anteriormente por Oscar Piastri em 2020 e 2021. No entanto, enquanto o australiano passou um ano como reserva antes de estrear na McLaren e conseguir pódios logo no primeiro ano, o brasileiro chega diretamente ao grid titular pela Sauber, equipe que ainda está longe de ser competitiva.
Diante desse cenário, o desempenho de Bortoleto será avaliado principalmente em comparação com Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe e piloto mais experiente do grid. Apesar dos desafios que terá pela frente, o brasileiro vê o carinho da torcida como um grande incentivo.
“O Brasil está maluco agora. É incrível ver o montão de fãs brasileiros me apoiando”, afirmou Bortoleto.
“Foram oito anos sem brasileiros na F1, um país que teve ótimos talentos — Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Felipe Massa. De repente, paramos de ver brasileiros na F1. O país sentiu muita falta de ter um piloto no grid, então tem sido um privilégio representar o Brasil”, continuou.
“Quero alcançar grandes coisas para eles no futuro. Eles têm sido muito bons comigo e sabem qual é a situação de agora. A torcida tem sido paciente, eles esperam mais para os próximos anos”, completou o piloto da Sauber.
Apesar da paciência dos torcedores em relação aos resultados imediatos, Bortoleto entende que há expectativa sobre sua performance na categoria. Para ele, essa pressão não é um problema, mas sim um combustível para acelerar sua evolução na F1.
“Não considero que ter expectativa seja algo ruim. Se esperam algo de você, é porque confiam no seu potencial, que se pode alcançar grandes coisas. Se ninguém espera nada, aí é porque não acreditam em você”, destacou.
“Acho muito positivo essa expectativa por parte dos brasileiros. Considero algo bom, pois eles têm apoiado bastante. Claro, eles podem ficar frustrados se não vencermos corridas porque querem ver o país no topo. Entendo totalmente, mas pego isso como um impulso. Sempre foi algo positivo para mim”, finalizou Bortoleto.
A Fórmula 1 inicia a temporada 2025 neste fim de semana com o GP da Austrália, em Melbourne. O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 será realizado na noite de quinta-feira (13), às 22h30. O TL2 acontece na madrugada de sexta-feira (14), às 2h. O TL3 será às 22h30 da sexta-feira, seguido da classificação no sábado (15), às 2h. A corrida será realizada no domingo (16), com largada programada para a 1h.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.