Gabriel Bortoleto reconheceu que está em uma posição mais confortável do que alguns dos outros novatos da Fórmula 1 em 2025. O brasileiro, que fará sua estreia pela Sauber, possui um contrato plurianual e a garantia de que seguirá na categoria nos próximos anos, enquanto boa parte dos estreantes tem apenas um vínculo de uma temporada e precisa demonstrar resultados imediatos.
A atual safra de novatos da F1 conta com seis nomes: além de Bortoleto, estreiam Liam Lawson, Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Isack Hadjar e Jack Doohan. O piloto da Alpine, inclusive, já sente a pressão antes mesmo de sua primeira corrida, uma vez que Flavio Briatore, figura influente na equipe francesa, tem dado sinais de que pode substituí-lo por Franco Colapinto ainda nesta temporada.
Bortoleto admitiu que sua situação contratual lhe dá mais estabilidade, mas deixou claro que isso não reduz a pressão que ele mesmo impõe sobre si.
“De fato, tem alguns novatos em situação difícil por ter apenas um ano de contrato e precisam mostrar desempenho”, afirmou o piloto brasileiro ao portal neerlandês RacingNews365.
“Eu sou um cara que coloco pressão em mim mesmo, não importa quantos anos de contrato tenha pela frente. Meu alvo é sempre me adaptar e ter desempenho o mais rápido possível”, acrescentou.
O piloto ressaltou que, apesar do contrato mais seguro e das expectativas de um futuro promissor com a Audi, que assumirá o controle da Sauber em 2026, ele precisa mostrar serviço desde já.
“Tenho uma situação confortável nesse sentido, pois tenho um bom contrato e grandes expectativas para o futuro com a Audi, mas ainda preciso mostrar desempenho”, comentou.
Bortoleto sabe que sua primeira temporada na Fórmula 1 será desafiadora, especialmente porque a Sauber tende a lutar na parte de trás do grid. Seu principal parâmetro de comparação será o experiente Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe. Para corresponder às expectativas, o brasileiro aposta no trabalho duro e em sua própria mentalidade competitiva.
“Eles estão se esforçando muito e colocando muita confiança em mim. O principal que posso fazer por eles é dar 100%, estar na fábrica, trabalhar muito com eles e alcançar os resultados esperados. Ter um bom contrato não significa que não exista pressão”, disse.
Bortoleto acredita que essa abordagem mental pode ser um diferencial para seu sucesso na F1.
“No bom sentido, sempre coloquei pressão em mim mesmo. Fiz isso no passado e sempre funcionou para mim”, concluiu.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 neste fim de semana com o GP da Austrália, em Melbourne. O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 será realizado na noite de quinta-feira (13), às 22h30. O TL2 acontece já na madrugada de sexta-feira (14), às 2h. O TL3 será às 22h30 de sexta-feira, seguido da classificação no sábado (15), às 2h. A corrida será realizada no domingo (16), com largada programada para a 1h.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.