F1: Aston Martin enfrenta desafios em treinos para GP do México

O primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio do México foi uma mistura de altos e baixos para a equipe da Aston Martin. Realizando um total de 90 voltas no circuito do Autódromo Hermanos Rodríguez, a equipe focou na coleta de dados para as recentes atualizações do AMR23. No entanto, a sexta-feira também foi marcada por vários desafios, incluindo as condições atmosféricas da cidade e problemas técnicos.

Localizado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, o ar na Cidade do México possui uma densidade mais baixa, o que reduz o downforce dos carros. Isso se soma a chuvas intermitentes que reduziram ainda mais o nível de aderência na pista durante a segunda sessão de treinos livres (TL2).

No primeiro treino livre (TL1), Fernando completou 17 voltas, passando algum tempo nos boxes para a remoção de um aero rake. Lance, por outro lado, completou 26 voltas durante a sessão. “É um circuito divertido para se pilotar e a superfície é bastante escorregadia. Tivemos algumas voltas decentes na TL1 e completamos nosso programa de corrida”, disse Lance.

Na TL2, Lance enfrentou problemas para remover a roda dianteira esquerda de seu carro, limitando seu tempo em pista a 17 voltas. Fernando teve melhor sorte, realizando 30 voltas, apesar de uma rodada em alta velocidade durante uma das suas voltas com pneus macios. “Hoje nos concentramos bastante no ritmo de corrida e na execução com alta carga de combustível. É difícil ler demais nos tempos, mas a configuração pareceu boa”, ressaltou Fernando.

Ambos os pilotos também passaram parte do dia testando o pneu protótipo da Pirelli para 2024, juntando-se a outras equipes que reservaram tempo para essa atividade.

O chefe da equipe, Mike Krack, enfatizou o foco da equipe em otimizar as atualizações do AMR23. “Tivemos algumas interrupções, mas o importante é que coletamos dados úteis que nos ajudarão a entender melhor as atualizações do carro. Vamos trabalhar nos dados esta noite para colocar o carro na melhor posição possível para TL3 e a classificação amanhã”, concluiu.

A Aston Martin enfrentará mais uma sessão de treinos livres antes da qualificação de sábado. Com um terreno tão desafiador e incerto à frente, a equipe está determinada a fazer todos os ajustes necessários para extrair o máximo desempenho do AMR23, enquanto busca um resultado satisfatório no GP do México.