F1: Alpine coloca todos os pilotos de 2023 na pista durante treinos livres no México

A Alpine F1 Team aproveitou os treinos livres desta sexta-feira em México para colocar todos os seus pilotos do grid de 2023 na pista. O piloto australiano Jack Doohan fez sua terceira aparição em uma sessão oficial de treinos livres, conduzindo o Carro #10 como parte dos treinos obrigatórios para estreantes.

Doohan terminou a primeira sessão de treinos livres na décima oitava posição, enquanto Esteban Ocon e Pierre Gasly tiveram desempenhos mais destacados. Ocon terminou em nono e oitavo nas duas sessões de treinos, e Gasly finalizou a segunda sessão em décimo sexto.

Para Doohan, a sessão foi mais focada em testar itens para o carro do próximo ano do que em buscar voltas rápidas. “Me senti muito confortável no carro desde a primeira volta. Fiquei feliz em contribuir para o programa da equipe, o qual estava focado em testes futuros”, disse o piloto australiano.

Esteban Ocon também teve motivos para otimismo: “Foi uma sexta-feira muito boa para nós aqui no Autódromo. Conseguimos realizar um programa bastante extenso sem problemas e fizemos bom progresso entre as sessões”. Ocon enfatizou a necessidade da equipe em se concentrar para a qualificação de amanhã, com o objetivo de se colocar em uma posição forte para a corrida de domingo. “Estou me sentindo bem no carro, então vamos ver o que conseguimos fazer amanhã”, acrescentou.

Pierre Gasly não teve a oportunidade de participar da primeira sessão de treinos, cedendo seu lugar para Doohan, mas conseguiu uma sessão produtiva durante os segundos treinos livres. “Tivemos que correr atrás do prejuízo na segunda sessão, então era importante para nós termos uma sessão produtiva, o que conseguimos”, observou Gasly.

Com três pilotos na pista, a Alpine teve a oportunidade de recolher uma grande quantidade de dados, o que será crucial para o desenvolvimento do carro, especialmente considerando que a equipe está de olho na temporada de 2023. O ambiente animado em torno do circuito no México também foi destacado pelos pilotos, apontando para um fim de semana emocionante pela frente.

A próxima sessão de treinos livres está marcada para as 14:30, seguida da qualificação às 18:00 – ambas no horário de Brasília (GMT -3). Com base no desempenho de hoje, a equipe Alpine parece estar confiante em fazer as melhorias necessárias e colocar os carros em uma posição competitiva para o resto do fim de semana.