A AlphaTauri, equipe satélite da Red Bull Racing na Fórmula 1, esclareceu recentemente por que o piloto neozelandês Liam Lawson não foi selecionado para a temporada de 2024, mesmo após excelentes atuações como substituto. A razão é simples, segundo Peter Bayer, CEO da AlphaTauri: “Não podemos ter dois pilotos jovens” se a equipe pretende atender às expectativas de sucesso impostas pela Red Bull.
Lawson se destacou quando substituiu Daniel Ricciardo, que sofreu uma lesão na mão esquerda durante um treino em Zandvoort. O piloto da Nova Zelândia fez um trabalho excepcional em suas três primeiras corridas, chegando ao nono lugar no Grande Prêmio de Cingapura, o melhor resultado da AlphaTauri no ano até o momento. No entanto, a equipe confirmou que Ricciardo e Yuki Tsunoda serão os pilotos titulares em 2024, deixando Lawson de fora.
Esta decisão veio após intensas discussões internas, revelou Bayer. A AlphaTauri, que estabeleceu um recorde de pontos na história da equipe em 2021, caiu drasticamente no ranking dos Construtores após a revisão das regulamentações. Agora, a equipe busca um caminho para recuperar seu desempenho e atender às demandas da Red Bull, sua empresa-mãe.
Um dos fatores cruciais foi a contribuição de Ricciardo, especialmente na configuração do carro, algo com que a AlphaTauri vinha lutando. Tsunoda, por outro lado, vem crescendo como piloto e atingindo o pico de sua performance. “Pensamos que esses dois formam a equipe certa”, disse Bayer.
No entanto, o CEO da AlphaTauri também destacou que é bom ter alguém como Lawson nos bastidores, mantendo a “chama acesa” sob os pilotos titulares, incentivando a equipe a progredir.
Este novo direcionamento da AlphaTauri também está ligado a uma maior colaboração técnica com a Red Bull Racing, algo que deve afetar a maneira como os jovens talentos são desenvolvidos na equipe. Enquanto a AlphaTauri continua sendo um campo de treinamento para jovens pilotos, Bayer insinuou que a realidade competitiva da F1 atual requer, no mínimo, um piloto experiente na equipe para disputar posições no pelotão intermediário.
Em resumo, a estratégia da AlphaTauri parece ser uma combinação de juventude e experiência, em um esforço para atender às demandas de competitividade e desenvolvimento impostas pela Red Bull. O tempo dirá se essa abordagem produzirá os resultados desejados.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon