A F1 Academy divulgou a premiação para a campeã da temporada 2024. Nesta quinta-feira (7), a categoria exclusivamente feminina anunciou que a primeira colocada do campeonato vai ganhar um assento 100% custeado na GB3 em 2025.
Com a premiação, a competidora só terá de se preocupar em sentar e acelerar. E além da vaga custeada, também vai oferecer 20 dias de testes com um carro da GB3 para ajudar as competidoras em suas campanhas, se adaptando ao novo carro. E como parte também do novo criado Prêmio Pirelli, a fornecedora de pneus vai dar uma contribuição financeira pelo assento.
A GB3 é um campeonato fundado em 2013 e que ajuda os pilotos a fazerem o salto da Fórmula 4, sendo baseada no Reino Unido. E em 2025, passará por uma importante mudança introduzindo o novo carro Tatuus MSV GB3-025, que traz chassi revisado, motor mais potente de 280 cavalos e DRS. Ainda, o calendário de oito etapas vai contar com seis delas sendo realizadas em circuitos que aparecem na Fórmula 1.
Alguns pilotos que já foram campeões da GB3 foram Jake Hughes em 2013, hoje na Fórmula E, George Russell em 2014, hoje na F1 com a Mercedes, Matheus Leist em 2016, hoje no WeatherTech SportsCar, Linus Lundqvist em 2018, hoje na Indy, e Clement Novalak em 2019, com participações na Fórmula 2 e 24 Horas de Le Mans.
Susie Wolff, CEO da F1 Academy disse que “na F1 Academy estamos nos esforçando para criar oportunidades para as mulheres terem sucesso em todos os níveis do nosso esporte, e uma prova dessa missão é nosso comprometimento em montar o melhor pacote possível para que nossas campeãs sigam em frente e para cima.”
“Junto com nossa equipe de desenvolvimento de pilotos, estamos orgulhosos de apoiar nossa campeã de 2024 com uma vaga totalmente financiada na GB3 com a Rodin Motorsport em 2025. Isso lhe dará uma oportunidade fantástica de continuar seu desenvolvimento e ajudar em sua progressão futura”, continuou.
Restam duas etapas para o encerramento da temporada 2024 da F1 Academy no Catar e Abu Dhabi. Atualmente, Abbi Pulling é líder absoluta com uma confortável vantagem de 95 pontos para Doriane Pin, segunda colocada.