F1
|
11 de junho de 2024 11:46

Equipes preocupadas: Carros 2026 da F1 podem ser mais lentos que os da Fórmula 2

As novas regras da Fórmula 1 para 2026 mal foram apresentadas e já causam preocupação nas equipes. Apesar de não terem visto a versão final do novo regulamento, os times tiveram acesso a alguns rascunhos e realizaram testes iniciais em simuladores. E o resultado surpreendeu: os carros de 2026 da F1 podem ser mais lentos que os atuais da Fórmula 2.

Historicamente a Fórmula 1 se orgulha de ser a categoria de automobilismo mais avançada, com tecnologias de ponta e os carros mais rápidos do planeta. Mas isso pode mudar se as regras propostas pela FIA forem adotadas da maneira que estão escritas no momento.

“Do jeito que os carros estão na versão rascunho do regulamento, e é importante frisar que é um rascunho, ainda há muito trabalho a ser feito, eles não serão rápidos o suficiente nas curvas e rápidos demais nas retas. Então esses dois aspectos precisam ser reequilibrados”, afirmou Andrea Stella, chefe de equipe na McLaren.

James Vowles, chefe da Williams, acompanhou os testes do novo regulamento no simulador da equipe, e questionado sobre a possibilidade dos carros serem mais lentos que os da F2, respondeu: “No simulador sim. É fundamental que continuemos sendo a categoria líder do automobilismo. É assim que nos vemos. Somos o topo. Por isso, precisamos garantir que mantenhamos a performance e a velocidade que temos hoje. E agora, acho que Andrea resumiu bem, há um desequilíbrio fundamental. A diferença de performance para um carro da F2 pode ser de apenas alguns segundos”, disse ele.

Apesar da preocupação, Vowles acredita que a F1 não chegará ao ponto de ficar tão próxima da F2 em termos de velocidade. “Nessa semana, na verdade, houve duas mudanças que reduziram bastante o downforce. Estou confiante de que chegaremos a uma solução melhor. Não estamos tão longe. Só precisamos de um pouco mais de trabalho”, finalizou o chefe da Williams.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.