Corridas de qualificação correm o risco de não acontecerem em 2022, diz Brown

O chefe da McLaren, Zak Brown, afirmou que os seis eventos com corrida de qualificação planejados para a temporada 2022 da Fórmula 1, correm o risco de não acontecer, por causa da ganância ‘ridícula’ de algumas equipes que exigem mais dinheiro.

A F1 introduziu o novo formato no ano passado, com três GPs realizando corridas mais curtas no sábado, que decidiram o grid para o evento principal de domingo.

Eles foram recebidos com reação mista dos fãs da F1. Alguns adoraram a ação de corrida adicional em um fim de semana, enquanto outros disseram que acrescentou muito pouco, e simplesmente garantiu que os carros mais rápidos começassem na frente, como sempre.

No entanto, a F1 está avançando com o formato e confirmou que dobrará o número de eventos nesta temporada de três para seis.

Com as corridas extras e o potencial de danos aos carros, as equipes receberam um pequeno pagamento para compensar esses custos e isso foi expandido para cobrir o maior número de corridas, no entanto, Brown revelou que uma equipe em particular está pressionando por uma quantidade ‘ridícula’ de dinheiro antes de concordar com os planos.

“Algumas equipes, e uma em particular, queriam um aumento no limite de orçamento de US$ 5 milhões, o que é simplesmente ridículo”, disse Brown à BBC.

“Não há fatos racionais por trás disso. Você senta lá e diz: ‘Isso é apenas um absurdo’,” disse ele.

Essas mudanças de regras exigem que oito das dez equipes concordem antes que a F1 possa avançar, mas Brown diz que esse número ainda não foi alcançado e corre o risco de não acontecer este ano, se um acordo não puder ser alcançado.

“Talvez possa haver um compromisso e aumentemos um pouco o limite do orçamento, ou pulamos 2022, e algumas dessas equipes deveriam ter que explicar aos fãs por que não há corridas de qualificação”, acrescentou.

Com algumas das equipes maiores tendo ligações com equipes menores, ou seja, Ferrari fornecendo motores para Alfa Romeo e Haas, e o mesmo com Mercedes para Aston Martin e Williams, além da Red Bull possuir uma segunda equipe, a AlphaTauri, isso significa que muitas vezes, basta apenas uma das grandes equipes pressionar seus clientes para que não se chegue a um acordo.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon