F1
|
10 de julho de 2024 10:00

Conheça os pilotos que foram adversários na F1 e nas Olimpíadas

É muito raro vermos atletas que são bons ao ponto de disputarem as principais competições do planeta em duas modalidades. Mas dois nomes dos primórdios da Fórmula 1 mostram que isso é possível: o tailandês Birabongse Bhanudej, ou “Príncipe Bira”, e o argentino Roberto Mieres, que foram adversários nas pistas e também nos Jogos Olímpicos, competindo na Vela em 1960, em Roma.

Foto: divulgação

Nenhum dos dois pilotos teve grande sucesso seja na F1, seja na Vela. Bira correu 19 Grandes Prêmios em sua carreira na categoria, entre 1950 e 1954, garantindo dois quartos lugares, no GP da Suíça de 1950, em Bremgarten, e no GP da França de 1954, em Reims, como seus melhores resultados.

Por outro lado, Mieres teve 17 largadas na F1 entre 1953 e 1955, e também alcançou como melhor resultado a quarta colocação, o que obteve em três oportunidades: nos GPs da Suíça e da Espanha de 1954, disputados em Bremgarten e Pedralbes, respectivamente, e no GP da Holanda de 1955, em Zandvoort.

Foto: divulgação

Bira e Mieres foram adversários de fato na F1 em apenas cinco GPs. Os dois abandonaram a corrida no primeiro encontro, no GP da França de 1953, em Reims. O argentino terminou na frente duas vezes, em Monza, na Itália, em 1953, e em Silverstone, na Inglaterra, em 1954. Já o tailandês superou o rival na Argentina (Buenos Aires) e na Bélgica (Spa), ambas em 1954.

Rivais nas pistas e nas águas
Além da carreira no automobilismo, onde também correu duas edições das 24 Horas de Le Mans, Bira foi atleta olímpico, representando a Tailândia nas competições de Vela em quatro ocasiões: Melbourne 1956, Roma 1960, Tóquio 1964 e Munique 1972. E na segunda participação, teve de enfrentar Mieres, seu conhecido dos tempos de F1.

Os dois competiram na classe Star, a mesma que, anos mais tarde, teria nomes brasileiros como Torben Grael, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira, Robert Scheidt e Bruno Prada eternizados como medalhistas olímpicos. Em Roma, foram disputadas sete regatas, e nem o argentino, nem o tailandês passaram perto da briga por medalhas.

Ao final da competição da classe Star da Vela, Mieres levou a melhor sobre Bira. O argentino, que competiu ao lado de Victor Fragola, terminou com a 17ª posição, dois postos à frente de Bira, que teve como parceiro na empreitada em Roma Bumphen Chomvith.

Vale lembrar que Bira e Mieres não foram os únicos pilotos a disputar Olimpíadas. Nasser Al Attiyah, multicampeão no rali, foi medalhista de bronze na prova do Skeet do Tiro Esportivo em Londres 2012. Já Alessandro Zanardi, bicampeão da Indy, ganhou medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Londres 2012 e do Rio de Janeiro 2016.

Os Jogos Olímpicos de Paris serão abertos no dia 26 de julho, seguindo até 11 de agosto.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.