Claire: Williams não vencerá novamente sem o teto orçamentário na F1

Sem mudanças na F1, Claire Williams está pessimista sobre o futuro da equipe britânica que ela gerencia. Recentemente, a filha do fundador da equipe, Sir Frank Williams, participou de uma reunião com a Liberty Media e saiu dizendo “vamos estourar uma champanhe”.

Isso porque os planos para um teto orçamentário de US $ 150 milhões em 2021 acabavam de ser revelados. “Isso não quer dizer que estamos à beira de um colapso, mas com a disparidade financeira entre as equipes, a probabilidade da sobrevivência da Williams no médio e longo prazo eram bem sombrias”, acrescentou Claire.

Desde então, o lamentável começo da Williams em 2018 não melhorou significativamente, e Claire sugeriu que, sem alterações, ela não está otimista em relação ao futuro. “Quando eu comecei, realmente achei que poderíamos ganhar novamente. Agora, eu não acredito mais nisso”, disse Claire. “Nosso esporte está quebrado”, acrescentou.

Tendo dominado anteriormente a F1, a Williams não ganha um título desde 1997, ou uma corrida desde Pastor Maldonado em 2012. Claire continuou: “É ingênuo acreditar que se você simplesmente trabalhar duto, você será recompensado. Exceto as três melhores equipes, ninguém vai ganhar no futuro”.

“A discrepância financeira em relação à Ferrari, Mercedes e Red Bull é grande demais. É impossível acompanhar. E é triste. Se os novos proprietários da F1 realmente aprovarem o orçamento de US $ 150 milhões a partir de 2021, podemos sobreviver”, acrescentou.

No entanto, Claire reconheceu que a equipe de Oxfordshire também precisa fazer um trabalho melhor imediatamente. “Existem equipes com menos dinheiro do que nós, que estão fazendo um trabalho melhor”, disse ela.