O piloto da Sauber (Stake F1 Team), Valtteri Bottas, afirmou que precisa fazer ‘estratégias mentais’ para lidar com a pior temporada de sua carreira na Fórmula 1. Em sua 13ª temporada na categoria, Bottas se encontra na última posição do campeonato de pilotos sem nenhum ponto marcado, assim como seu companheiro de equipe Zhou Guanyu, o demitido Logan Sargeant e seu substituto na Williams, Franco Colapinto, que fez sua estreia apenas no último final de semana em Monza.
Zhou, Sargeant e Colapinto estão todos acima do veterano Bottas na classificação, por terem conseguido posições mais altas em um GP, do que o melhor resultado do finlandês este ano, 13º em Mônaco e no Canadá. O novato Colapinto conseguiu um 12º lugar em sua estreia no GP da Itália no último domingo.
Para Bottas, sua participação em Monza foi para ser esquecida, já que terminou em 17º após largar em 19º. Foi a primeira vez nesta temporada que o piloto de 35 anos começou uma corrida na última fila do grid.
Em uma temporada horrível para Bottas, enquanto ele também continua lutando por um lugar na F1 para 2025, o finlandês falou com a imprensa, e questionado pelo RacingNews365 sobre como ele se mantém motivado, ele respondeu: “Eu só preciso estabelecer metas, preciso me dar objetivos e tentar alcançá-los.”
“No final, tudo é relativo. Obviamente, é sempre mais motivador se você está lutando por posições melhores, por isso preciso de ‘estratégias mentais’ em minha cabeça e criar alguns objetivos pessoais e tentar ir atrás deles. Obviamente, uma grande motivação ainda é o futuro. Tenho certeza de que as equipes sabem que ainda estou dando tudo de mim”, acrescentou.
A única esperança de Bottas de permanecer na F1 na próxima temporada, é ser mantido pela própria Sauber. Ele deixou claro que gostaria de um contrato de vários anos para garantir que fará parte da era da Audi na Fórmula 1 que começa em 2026, quando a montadora alemã irá assumir integralmente a equipe Sauber.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.