Andretti conta com apoio e possível parceria da Alpine para entrar na F1

Michael Andretti não esconde seu desejo de entrar na Fórmula 1 com sua equipe. Uma parceria com a Renault (dona da Alpine) para forncer motores já estaria definida, mas as outras equipes têm reservas quanto à chegada dos americanos.

Andretti quer entrar na Fórmula 1 como a décima primeira equipe. O filho do lendário Mario Andretti é dono da equipe de corrida que atualmente atua na IndyCar, IMSA e Fórmula E, entre outras. Andretti quer entrar com seu próprio nome, mas nem todas as equipes de F1 estão gostando muito disso e a FIA também está esperando por uma decisão.

O maior problema é a distribuição do dinheiro. Com uma décima primeira equipe, o orçamento total deve ser dividido por mais equipes. Isso significa menor renda para todas as dez equipes atualmente no grid da F1. Isso seria parcialmente compensado pela taxa de inscrição de US$ 200 milhões de Andretti.

As pequenas equipes estão, segundo a Auto, Motor und Sport, também temendo pelo seu lugar na categoria. Uma equipe extra significa mais concorrência e um lugar mais baixo no ranking, significa ainda menos receita. As grandes equipes têm suas próprias preocupações.

Laurent Rossi, o CEO da Alpine, apoia a entrada da nova equipe e isso não é surpreendente. A Andretti entraria em parceria com a Alpine, assim como a Haas fez com a Ferrari. Dessa forma, custos podem ser economizados. A Andretti também já teria procurado funcionários com experiência na F1 e até já teria elaborado alguns contratos.

Colton Herta, atualmente correndo pela equipe na Indy, se tornaria o piloto da Andretti na F1, e a colaboração com a Alpine pode render uma vaga para um dos talentos da Alpine Academy. A própria Andretti já está analisando possíveis colaborações com equipes de Fórmula 2 e Fórmula 3 para monitorar melhor os jovens pilotos.

Por enquanto, Andretti deve aguardar uma resposta da FIA. Ele deve primeiro atender a todos os critérios da FIA (o próprio Andretti diz que isso não é um problema), e depois a federação de automobilismo também precisa da aprovação da Liberty Media. Os detentores dos direitos da F1 disseram que só darão permissão se houver um benefício claro para a F1. Andretti aponta especialmente para a receita adicional que a Fórmula 1 terá, ao expandir o mercado americano com uma equipe americana e também um piloto americano.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon