Os promotores do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 receberam com tranqüilidade a confirmação de que a prova de 2004 será a última do calendário. “Para nós, está tudo ótimo. Na verdade, a Federação Internacional de Automobilismo atendeu ao pedido da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e da secretária de Esportes, Nádia Campeão, que preferiam uma data mais distante de outros eventos importantes para a cidade, como o carnaval, e da época de chuvas mais pesadas, características dos últimos dias do verão”, comentou Tamas Rohonyi.
De acordo com o comunicado distribuído nesta quinta-feira pelo Conselho Mundial de Automobilismo, o GP do Brasil será realizado dia 24 de outubro. Será a trigésima terceira edição da prova e a primeira em que ela será disputada no segundo semestre. O Brasil foi incluído na seqüência da fase asiática, representada pelo estreante GP da China, ainda na dependência da aprovação do circuito de Xangai, e do GP do Japão, que tradicionalmente vinha fechando a temporada em Suzuka.
Além de significar uma tentativa de reduzir ao máximo os problemas que as chuvas de verão podem trazer a Interlagos, Rohonyi vê outro aspecto positivo na mudança. “Ao reservar para o Brasil uma data tão nobre, a FIA está reconhecendo nossa capacidade de organizador um evento dentro dos padrões tão elevados como os requeridos pela Fórmula 1.”
Amigos da Velocidade