Testamos o Renault Kardian: eleito o Carro do Ano 2025

Uma das premiações mais conceituadas da imprensa automotiva, o Carro do Ano 2025, promovido pela Revista Autoesporte, concedeu o prêmio máximo ao Renault Kardian, novidade da marca francesa produzida em São José dos Pinhais (PR).

Além de ter triunfado na categoria principal, o Kardian ainda recebeu o prêmio de Motor do Ano Combustão 2025, graças ao novo motor turbo TCe 1.0 flex de até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O SUV compacto utiliza câmbio do tipo automatizado de dupla embreagem e recentemente também passou a ser oferecido com câmbio manual em sua versão de entrada Evolution MT.

Testamos o Renault Kardian: eleito o Carro do Ano 2025
Foto: Renault

O F1MANIA.NET passou a semana do GP de São Paulo de F1 a bordo do Kardian e pudemos conferir como a Renault acertou ao trazer este carro ao Brasil. Por coincidência, ainda demos sorte para Alpine que levou seus dois pilotos ao pódio em Interlagos com Esteban Ocon em segundo e Pierre Gasly em terceiro.

Brincadeiras à parte, o Kardian chegou com um design bem atraente, com destaque para a nova identidade visual da Renault e uma robustez interessante para se adaptar com as condições das ruas e estradas brasileiras.

Nosso teste ocorreu com o Kardian Première Edition, a configuração topo de linha, oferecida a partir de R$ 138.990. O SUV, que tem Fiat Pulse e VW Nivus como seus principais rivais, dispõe de uma boa lista de equipamentos, com destaque para o freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro adaptativo, seis airbags de série, carregador de celular por indução e faróis em LED.

Testamos o Renault Kardian: eleito o Carro do Ano 2025
Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Apenas a central multimídia de 8 polegadas e o painel de instrumentos de 7 polegadas poderiam ser melhorados, mas ao que tudo indica a Renault já deve trazer atualizações para estes sistemas neste próximo ano.

A dirigibilidade e estabilidade são alguns dos principais fatores positivos ao guiar o Kardian. As respostas ágeis na aceleração também são interessantes e, mesmo com ele fazendo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol, a sensação ao volante é de que o carro é ainda mais veloz nas arrancadas. Se for abastecido com gasolina, o 0 a 100 km/h leva 10,7 segundos.

Testamos o Renault Kardian: eleito o Carro do Ano 2025
Foto: Luiz Felipe Chaguri /RF1

O Kardian vem calçado com pneus 205/55 R17 nas versões Techno e Première Edition, enquanto a Evolution tem rodas aro 16. Em relação ao consumo, os números estão dentro da média do segmento: 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina, enquanto, com etanol, as médias são de 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.

Com 4.119mm de comprimento, 2.025mm de largura (com os retrovisores), 1.596mm de altura (com barras de teto) e 2.604mm de entre-eixos, o Kardian oferece um bom espaço para quem vai guiando o veículo e também para o passageiro ao lado. Por se tratar de um SUV compacto, é normal que o espaço na segunda fileira seja um pouco reduzido, mas comporta bem duas pessoas atrás. O porta-malas tem capacidade para 358 litros, bem semelhante ao tamanho que vemos no Pulse (370 litros).

Testamos o Renault Kardian: eleito o Carro do Ano 2025
Foto: Luiz Felipe Chaguri /RF1

Se você tiver a oportunidade de fazer um test-drive com o Kardian, você certamente vai considerá-lo entre as várias opções que temos no concorrido mercado de SUVs compactos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.