Williams mostra primeiras imagens do FW36
[Fórmula 1]
[15:05:35 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014]

Por André Spigariol

A Williams revelou nesta quinta-feira (23) as primeiras imagens de seu novo carro para 2014: o Williams Mercedes FW36. As fotografias divulgadas foram feitas a partir do software de modelagem 3D. Todo na cor azul, o carro traz um bico de formato inédito como detalhe que mais chama a atenção.



"Há muito mais tecnologia nos carros este ano", diz Pat Symonds, diretor técnico da equipe. "Nós tivemos motores turbo na F1 antes, o que é diferente desta vez é que é muito mais do que apenas uma mudança de motor, é um sistema completamente diferente. Passamos de um motor normalmente aspirado ligeiramente híbrido a uma unidade de potência plenamente híbrida, integrada com nova tecnologia”, explicou.

Além do motor a combustão, a Mercedes também fornecerá à Williams os sistemas elétricos de recuperação de energia, que em 2014 utilizarão a força gasta nas frenagens (como o KERS) e aproveitarão os gases quentes do motor e do turbo para gerar mais potência. Ao todo, os dois sistemas permitirão o uso de um “boost” de potência durante 33 segundos por volta.

"Esta é a primeira vez que Williams está trabalhando com a Mercedes na F1 e estamos muito impressionados", disse Symonds. "O seu profissionalismo e empenho têm sido notáveis e estamos muito confiantes que o propulsor será competitivo", adicionou. A fase de concepção do FW36 foi concluída em meados de Setembro, quando os principais desafios apresentados pelos regulamentos - resfriamento, peso, uma nova caixa de marchas e mudanças aerodinâmicas - foram solucionados pela equipe.



"No geral, os carros vão precisar de mais refrigeração este ano", explanou Symonds . "As demandas de água e refrigeração de óleo podem ser ligeiramente diminuídas, mas o sistema ERS é significativamente mais potente e, portanto, precisa de mais refrigeração. Nós também temos que esfriar o ar de admissão do turbocompressor, que requer um intercooler substancial", detalhou.

Já o novo câmbio de oito marchas desenvolvido pela Williams funcionou pela primeira vez no dinamômetro em novembro. Esta é a primeira caixa de oito velocidades já desenvolvida pela equipe. Além das oito marchas para a frente, o carro ainda conta com marcha à ré. Symonds disse que, apesar dos testes exaustivos feitos em parceria com a Mercedes, “você não pode tomar a confiabilidade como certa, pois é uma caixa completamente nova e precisa lidar com muito mais torque do que tinha no motor V8”, ponderou o engenheiro. Outro desafio trazido pela mudança de motor foi o peso, já que as novas unidades são mais pesadas que os propulsores do ano passado.

Amplamente citado no comunicado de imprensa da equipe de Grove, Symonds disse que a F1 continuará sendo uma “fórmula aerodinâmica” nesta temporada. "Há algumas mudanças significativas: o bico é menor do que no ano passado e a asa dianteira é mais estreita, o que significa que está agora mais envolta pelo pneu dianteiro. A asa traseira não é tão profunda como no ano passado, e a aleta abaixo dela não é mais permitida. E nós também perdemos a capacidade de usar o escape para melhorar o desempenho aerodinâmico", completou.



"Estou confiante de que vamos estar mais perto do pelotão dianteiro aerodinamicamente do que estávamos no ano passado", diz o engenheiro. "A nossa ambição é ter uma forte temporada de 2014”, finalizou.

As soluções encontradas pela Williams só poderão ser testadas a partir do próximo dia 28, quando o novo carro irá para a pista de Jerez de La Frontera (Espanha), na primeira sessão de testes coletivos de pré-temporada do ano.


» Redação F1Mania.net - redacao@f1mania.net


 


Outras notícias da categoria Fórmula 1:
- Lotus testará novo bico nos Estados Unidos
- Nico Hulkenberg renova seu contrato com a Force India
- Destino de Jenson Button pode ser o WEC
- Pilotos pedem evolução nos pneus de chuva
- Force India espera definição de pilotos da Ferrari para definir a sua dupla



TOP 10:
1) L. Hamilton - 291 pts
2) N. Rosberg - 274
3) D. Ricciardo - 199
4) V. Bottas - 145
5) S. Vettel - 143
6) F. Alonso - 141
7) J. Button - 94
8) N. Hulkenberg - 76
9) F. Massa - 71
10) K. Magnussen - 49



Domingo (19/10):
MotoGP
NASCAR
DTM
Moto2
Moto3






F1 MANIA
Sobre nós
Arquivo
Especiais
Na Mídia
Fale Conosco
FÓRMULA 1
Ao vivo
Equipes e Pilotos
Classificação
Calendário
OUTROS
Indy
MotoGP
Stock Car
GP2
NASCAR
VIRTUAL
Reviews
F1BC
GP3Bras
PARCEIROS





F1Mania - Mania de Velocidade - © Copyright - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade


Desenvolvido por: Neurona