Nissan compra e.dams e assume controle total a partir da temporada 9 da FE

A Nissan comprou a e.dams para assumir o controle da equipe na era Gen3 da Fórmula E. A fábrica japonesa, já envolvida com o time, vai tomar totalmente as operações a partir da temporada 2023.

A e.dams está no grid da categoria totalmente elétrica desde o primeiro campeonato em 2014, primeiramente operada pela Renault. Com a marca francesa, foi campeã dos três primeiros campeonatos – depois de ter se juntado à Nissan, foi vice em 2018/19.

Após a morte de Jean-Paul Driot, fundador do time, seus filhos Oliver e Gregory assumiram a DAMS, da Fórmula 2, mas venderam ao ex-F1 Charles Pic. A dupla ficou com o controle majoritário na FE, mas agora, a Nissan comprou para assumir no início de 2022/23.

“Desde que começamos em 2018 com a e.dams, nosso relacionamento foi extremamente bom e estamos colaborando uns com os outros para o grande sucesso dos últimos três dos quatro anos”, disse Ashwani Gupta, chefe de operações da Nissan.

“Agora, seguimos em frente já que decidimos investir no Gen3, queríamos ter o controle total de cada ponto da Fórmula E, incluindo o projeto do trem de força, mas também da equipe. Esse projeto é parte integral da Nissan Motor Company”, continuou.

“Estamos totalmente preparados e capacitados para o investimento. As equipes no Japão e na França estão trabalhando juntas para o exato mesmo propósito para compartilhar conhecimento entre si”, completou.

Tommaso Volpe, diretor geral da equipe na FE, vai se manter no time se tornando diretor de operações da e.dams. O dirigente, inclusive, exaltou a compra por parte da fábrica nipônica. “Podemos fazer uma total sinergia com as operações de desenvolvimento do carro”, pontuou.

“No momento, o carro se desenvolve na plataforma Alliance, e a equipe é uma companhia independente. Mas a partir do momento que o time é liderado pela Nissan, podemos trocar com todas essas operações”, emendou.

“Se olhar os carros das fábricas na FE, tendem a ter o desenvolvimento do carro e equipe de corrida sob o mesmo teto. Em algum ponto, sendo uma montadora, se tornou quase uma decisão natural se está comprometido com o esporte em longo prazo, estar no comando do time”, encerrou.