Bottas revela preocupação com o ‘porpoising’ dos novos carros da F1

Valtteri Bottas afirmou que o ‘porpoising’ experimentado pelos novos carros da F1 durante o primeiro teste de pré-temporada, está tornando a visão dos pilotos complicada.

A nova geração de carros utiliza aerodinâmica de efeito-solo, na tentativa de permitir que os carros sigam uns aos outros mais de perto.

Mas o fluxo de ar e os aumentos de pressão causados por esse efeito, estão levando a uma perda aerodinâmica na parte traseira dos assoalhos dos carros, resultando em um forte salto dos carros em linha reta, conhecido como ‘porpoising’.

Algumas equipes experimentaram o fenômeno mais do que outras, com a McLaren aparentemente escapando com o mais leve efeito.

Questionado sobre como ele foi afetado por isso, o piloto da Alfa Romeo, Bottas, disse: “Eu diria que afeta um pouco de tudo. Não é muito confortável se isso acontecer.”

“Visualmente fica um pouco complicado, e obviamente, você perde carga geral porque o nível de downforce sobe e desce, e pode afetar a frenagem também.”

“Uma preocupação, obviamente, se você continuar assim é a confiabilidade de certas partes do carro, então acho que é uma coisa nova para cada equipe aprender a como lidar com isso, e otimizar o acerto para evitá-lo. Eu diria que foi um desafio para todos”, concluiu.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon